Há aqueles que não acreditarão, mas eu tenho o costume de, vez em quando, acompanhar debates no plenário através da TV Senado. No plenário da Câmara, nem tanto, pois é muita baixaria para o meu gosto, mas principalmente, assistir votações no STF.
Hoje, não pude deixar de dar uma olhada na votação da Lei da Ficha Limpa. Votaram até agora o ministro-relator, Carlos Ayres Britto (ontem). Hoje, os ministros Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa e Lewandoski pela aplicação imediata da lei e José Antonio Toffoli, pela aplicação apenas nas próximas eleições. O ministro Gilmar Mendes está justificando seu voto (não muito serenamente) acompanhando o ministro Toffoli. Os ministros julgam a validade da Lei da Ficha Limpa a partir de recurso de Joaquim Roriz (do PSC) que pede o direito de concorrer ao governo do DF, apesar de ter sido considerado inelegível pela Justiça Eleitoral. Faltam ainda os votos de 4 ministros.
Toffoli, diga-se de passagem, um “menino” de 41 anos, ex-AGU, indicado para o STF há poucos meses pelo presidente da república.
Ministro Gilmar Mendes |
Toffoli no dia de sua Posse no STF. O beijo no presidente Lula é de José Eduardo, irmão do novo ministro do STF. |
Ministros que votaram a favor: Helen Gracie, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandovski e Ayres Britto.
ResponderExcluir