Também essa será rápida. Não concordo com o termo privatização: ele remete à ideia de que uma empresa é do povo quando está nas mãos do governo. O que não é o mais adequado dizer. Aliás, esta é uma grande diferença entre a maneira como nós, brasileiros, concebemos os termos “público” e “privado”, e como os estadunidenses os concebem. Nós chamamos de Empresa Pública uma empresa estatal, cujo proprietário é o Estado. Os estadunidenses, por sua vez, chamam de Empresa Pública (Public company) a empresa que abriu seu capital, emitindo ações a serem vendidas na bolsa de valores. Público, aqui, se confunde com o estatal; lá, é o que é do povo. E, por isso, o que é do povo deve ser tratado com transparência e eficiência, para trazer os melhores resultados possíveis.
Sou a favor da privatização. Não conheço nenhuma delas que tenha piorado o preço, produto ou serviço oferecido ao usuário, o beneficiário final do empreendimento.
ResponderExcluirSou a favor inclusive de privatizar a administração pública! Concurso neles, com auditoria externa e tudo!!
Grande abraço!
Adriano