Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Chame o Ladrão... Chame o Ladrão

Em 11/05 postei um texto sobre a Exposição Internacional do Rio de Janeiro em 1922, como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil. Neste post havia várias fotos de Augusto Malta, fotógrafo oficial da prefeitura do então Distrito Federal, o Rio de Janeiro. Após as fotos de Malta, havia três fotos mostrando o exterior do prédio do Museu Histórico Nacional – MHN. Isso porque quis mostrar, conforme está no texto, que o MHN não constitui-se de apenas uma ou duas edificações mais antigas no Rio de Janeiro, mas que também alguns prédios utilizados para a Exposição de 1922 foram integrados ao Complexo que hoje compõe o MHN.

Como não tive tempo (e nem oportunidade) para fotografar eu mesma num fim de semana, quando a cidade está tranqüila, o Museu dos vários ângulos que serviriam para ilustrar as partes do MHN que são integrações dos prédios de 1922, busquei no Google, como qualquer mortal no planeta, aquilo que eu desejava obter, ou seja, “Museu Histórico Nacional”, e cliquei em imagens. Surgiram diante de mim dezenas de fotos, gravuras etc do museu. Ao acaso, cliquei em três delas. Finalizei meu post e vivi minha vida normalmente até ontem, quinta-feira, 26/05.

Na tarde deste dia fui surpreendida, através do meu email, com dois comentários feitos no post mais recente do meu blog “De Tudo Um Pouco” com o seguinte conteúdo:

----------------------------------------------------------------------
From: Claudio Lara
Date: 26/05/2011 13:41:20
To: elianebonotto@elianebonotto.com
Subject: [De Tudo Um Pouco] Novo comentário em Este é o American Way of Life.

Claudio Lara deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Este é o American Way of Life":

http://www.elianebonotto.com/2011/05/exposicoes-mundiais-x-olimpiadas.html
A última foto do MHN do Link acima em seu site é foto minha e não autorizei seu uso.

Delete a imagem no servidor. Repito. Delete a imagem no servidor e não apenas apague a linha do código HTML ou você continuará a registrar em seu domínio uma foto não autorizada.
Somente eu tenho a foto em alta resolução e toda série anterior posterior a mesma imagem - Todas registradas.

Cláudio Lara © All rights reserved
Proibida reprodução sem autorização, com ou sem interesse comercial.
Todas as fotos estão sob a Lei do Direito Autoral Nº 9.610, de 19 de Fevereiro De 1998.

Postado por Claudio Lara no blog De Tudo Um Pouco em 26 de maio de 2011 13:41
----------------------------------------------------------------------

Obviamente, para os que me conhecem, sabem o quanto fiquei chateada com uma situação de puro mal-entendido. Imediatamente, deletei do meu blog a foto a que o Sr. Claudio Lara se referia e procurei um email ou contato para avisá-lo que eu já havia resolvido e que quando postei a foto, não vi no Google nenhuma Proibição, tampouco avisos de direitos autorais pertencentes a quem quer que fosse. Caso eu tivesse visto algum, eu não teria motivos para publicar uma foto que possui direitos autorais, que são pagos para serem protegidos, acredito eu, já que eu poderia utilizar qualquer outra foto que não possuísse restrições. Portanto, logo após deletar a foto do meu blog, deixei um comentário no fotolog do Flickr do Sr. Claudio Lara. Cheguei a criar uma conta no Yahoo para poder deixar uma satisfação a ele. Infelizmente, não tenho cópia do texto que escrevi pois, como os comentários do fotolog dele são moderados, além de não ter publicado meu comentário, publicou um comentário jocoso avisando que havia uma tal de (escreveu meu nome completamente errado) dizendo coisas sem noção etc. Acontece que ninguém pôde ler “as coisas sem noção” porque o Sr, Claudio Lara, como moderador do seu fotolog, publica ou não, os comentários deixados. Portanto, ninguém leu algo que não foi publicado.

No meu comentário eu avisava que havia deletado a foto e pedia “por gentileza” que ele verificasse se eu tinha deletado a foto correta e se era apenas aquela. De fato, não pedi desculpas, pois não fiz nada que necessitasse de retratação. Apenas expliquei exatamente tudo o que está escrito aqui. E, isso é fato, disse que quando ele quiser deixar, por qualquer outro motivo, algum comentário no meu blog, que seja mais educado, pois eu sei que existem pessoas mal-intencionadas na internet, mas garantia-lhe que eu não era uma delas.

Diante disso, entendi que eu resolvera a situação e que o assunto estava encerrado. Infelizmente, não estava, e até pode continuar a não estar nesta sexta-feira que se anuncia. Isso porque não sou profissional de TI e conheço e utilizo o mundo virtual como usuária. Procuro aprender tudo o que posso mas nem tudo é o suficiente. Aliás, jamais o será. Foi então que já depois da meia-noite, recebi outro email avisando de mais um comentário do Sr. Claudio Lara, que poderia ter-me respondido por email, pois eu não respondo em “no-reply”. Nada tenho a esconder. Fui novamente surpreendida com o seguinte conteúdo:

----------------------------------------------------------------------
From: Claudio Lara da
Date: 27/05/2011 00:41:41
To: elianebonotto@elianebonotto.com
Subject: [De Tudo Um Pouco] Novo comentário em Exposições Mundiais x Olimpíadas.

Claudio Lara da deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Exposições Mundiais x Olimpíadas":

Dona Elaine,

A senhora NÃO DELETOU A FOTO conforme EU MANDEI. Perceba bem que eu não pedi.

E Repeti de forma bem clara.
DELETE A FOTO NO SERVIDOR e não apague apenas a linha do código HTML – foi o mesmo que dizer FAÇA.
Olha a foto aqui.
http://1.bp.blogspot.com/-Fb__VHBhJF0/Tcn6f6aylVI/AAAAAAAALRc/bfC6nxm311g/s1600/MHN_03.jpg

A senhora não deletou a foto no servidor.
Se existe alguma dificuldade em pedir desculpas - ler o aviso do Google de direito autoral - ou deletar a foto de forma correta, peça ajuda a quem saiba fazer um dos três, porque a senhora continua divulgando, atraindo e desviando visitantes da minha foto para o seu site.
Assim a senhoura atrapalha o meu trabalho.

E antes que me envie outro comentário sem noção, sem desculpas e cheio de incongruências – poupe meu tempo e o seu.
O aviso que mandei é padrão porque quando tenho tempo mando deletar dezenas de fotos minhas no mesmo dia e me falta tempo para personalizar aviso conforme site, blog ou outra página qualquer na internet.
A senhora não foi merecedora de tratamento diferenciado nem para pior e nem para melhor.

A minha foto não estava simplesmente em lugar algum. Ela está lá no alto do Google há seis anos e vai voltar porque é boa – feita com técnica e nem horário estudado. Outros podem até tentar copiar para receberem a alcunha de plagiadores.
A ordem que a minha foto ficou em sua página - não me interessa e pelo jeito a quase ninguém - pela quantidade de comentários existentes lá. E a minha é a única delas do MHN em destaque no Google.

O AVISO DE DIREITO AUTORAL NO GOOGLE EXISTE SIM e é uma ABA ENORME do lado direito e bem destacado em cor branca toda vez que se abre uma foto.
Qualquer pode comprovar.

A minha mãe me ensinou desde criança a não pegar ou usar nada que não é meu SEM AUTORIZAÇÃO e na escola recebi a mesma orientação.
Portanto dona Eliene, a senhora não precisava ter me agradecido antecipadamente por nada – até porque a aula só veio agora.

Ah!
Sua teimosia em divulgar fotos que não são suas vão colocar a senhora em má situação, notei que outra foto Museu é de outro colega e que está sendo avisado neste momento.

Tenha uma boa noite e não se preocupe porque nunca tive o interesse em comentar algo no seu site e nem sabia da existência dele. As 7 mil visitas que recebo por dia já me consomem um bom tempo e outro tanto prefiro gastar lendo noticiários, visitando alguma novidade ou me divertindo em sites da internet.

Claudio Lara - sem www. antes & também sem o Ponto.com após o nome.
DELETE:

http://1.bp.blogspot.com/-Fb__VHBhJF0/Tcn6f6aylVI/AAAAAAAALRc/bfC6nxm311g/s1600/MHN_03.jpg

Postado por Claudio Lara da no blog De Tudo Um Pouco em 27 de maio de 2011 00:41
----------------------------------------------------------------------

Bem, quando há pouco mais de um ano resolvi fazer um blog, não tinha, como continuo não tendo, a menor intenção de quantidade de visitas no meu blog, pois eu as quero de qualidade e que tenham sempre vontade de voltar.

Depois do 2º “aviso”, entrei em alguns fóruns em vi que a foto poderia ter ido para uma pasta chamada “caixa suspensa” no Picasa Web, mesmo que eu não tenha salvo a foto, porque o Google é o meu servidor. Imediatamente, entrei na “caixa suspensa” e deletei outras duas fotos recentes do MHN que foram postadas dentro do mesmo critério que utilizei para a foto da discórdia, de modo a prevenir qualquer outro possível inconveniente.

Há um ano, não imaginei que fosse passar por uma situação patética como essa, por conta de um mal-entendido com uma criatura temperamental e egocêntrica. Egocêntrico, Sr. Claudio Lara, não pela foto, o senhor não está “puto” por que a foto foi copiada, o senhor não cabe dentro de si de tanto ódio, pelo que disseram suas próprias palavras no seu comentário: “A minha foto não estava simplesmente em lugar algum. Ela está lá no alto do Google há seis anos e vai voltar porque é boa – feita com técnica e nem horário estudado. Outros podem até tentar copiar para receberem a alcunha de plagiadores.
A ordem que a minha foto ficou em sua página - não me interessa e pelo jeito a quase ninguém - pela quantidade de comentários existentes lá. E a minha é a única delas do MHN em destaque no Google”.

Sr. Claudio Lara, a diferença entre uma pessoa egoísta e uma pessoa egocêntrica, é que a egoísta que sentar na primeira cadeira da primeira fila do cinema. À egocêntrica, entretanto, isso não basta, ela quer o cinema todo vazio só para ela.

Eu sinto uma grande pena de pessoas como o senhor, pois não sabem e não querem diferenciar as pessoas para poder interagir com elas. Não vou entrar na sua paranóia, pois costumo dar crédito, sim, ao que posto no meu blog. Mas uma coisa eu farei, deletarei seus comentários no meu blog, coisa que eu jamais pensei que fosse preciso fazer um dia, já que meu blog não tem moderação, e eu faço questão de responder educada e civilizadamente a todos os meus leitores (poucos graças a Deus, prefiro que o senhor fique com sete vezes, os sete mil visitantes diários do seu fotolog), principalmente àqueles que divergem da minha visão de mundo e do que eu escrevo, portanto.

Sinceramente, espero que dessa vez o problema esteja resolvido, pois se ainda assim, não estiver, faça o que o senhor bem entender. Mande a polícia vir na minha porta ou tire as calças pela cabeça, porque eu tentei tratar o assunto com o senhor como dois cidadãos civilizados o fariam. Uma lástima, o senhor não é um cidadão, é apenas um ser egocêntrico e temperamental.





Imagem livre na internet com os dizeres meus.


3 comentários:

  1. Só rindo mesmo... difícil até de comentar. Poucas vezes vi tanta ignorância junta vindas de uma pessoa só, que diz ainda ter um produto diferenciado e ser muito ocupado com seus 7000 leitores diários. Falta-lhe é um bocado de auto-estima, isso sim.

    ResponderExcluir
  2. Eliane,

    Li a sua história...

    É uma pena que 1% dos visitantes diários dessa pessoa não saibam dela. A vida é muito curta. Deixe que ele aproveite o resto dos seus dias com suas fotos e seu umbigo. Não se chateie por isso. Não vale a pena.

    Abrçs,

    Richard Morais

    ResponderExcluir
  3. Meninos, agradeço a reação de ambos. Vocês são perfeitos cavalheiros. rsrs

    Na verdade, eu fiz este post porque eu nunca imaginei que ainda existissem pessoas como o senhor em questão. Minha surpresa foi enorme. Ok, minha indignação também. Mas nada do que ele disse, escreveu ou fez me deixou abalada.

    No fundo, acho qté que ele me "ajudou"... rsrsrs
    Já que eu pude fazer um post enoooorme sem nem precisar pensar num tema bem interessante. As atitudes dele se transformaram num dos mais incríveis posts que já escrevi.

    Richard, eu já tinha até me esquecido do Sr. Ego. rsrsrs Vi que você é um apaixonado por fotografia. Eu também. Vou visitar sua galeria no Flirck.

    Abraços,
    Eliane Bonotto

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!