Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Internet, ser humano e avatar

Minha Amiga Eliane, mulher inteligente, moderna e, sobretudo sensível (sim, sobretudo, porque sem sensibilidade os outros atributos não seriam tão valiosos), ofereceu-me hoje um espaço em seu blog, a partir de uma reflexão que fiz sobre a internet.

Tudo começou com um vídeo muito simpático que ela me enviou, no qual, através de montagens e recursos que eu não saberia explicar, nosso nome aparece em tatuagens e nuvenzinhas enquanto um cantor solta a voz numa canção romântica, como se a música fosse feita para nós.



Depois de apreciar o vídeo e tentar inutilmente descobrir como conseguem inserir nosso nome “na fita” (claro que isso prova que sou desconhecedora total desses segredinhos), comecei a pensar nessa revolução que é a Internet. Uma revolução que começou, me parece, na década de 50 e que não sei quando atingirá seu auge.

A internet é mesmo algo incrível! Os recursos são quase ilimitados e a cada dia, mais novidades e coisas inimagináveis vão aparecendo.

Reconheço que algumas coisas são grotescas e de muito mau gosto. Alguns usam seu conhecimento e criatividade para encher o saco do mais paciente dos mortais. Mas tenho que reconhecer também que é uma tecnologia que veio facilitar a vida de todo mundo, aproximar pessoas e difundir cultura, informação e entretenimento.

Não sei até que ponto essa "invenção" vai sufocar e eliminar as outras formas de interação entre pessoas e coisas, mas que ela (a internet) se tornou parte de nossas vidas, isso é verdade. E se ainda não chegou a todas as casas do mundo é porque ainda existem milhões de pessoas vivendo como na Idade da Pedra ou na Idade Média. Mas chegará o dia em que essas criaturas se conectarão e aí, não terá mais volta.

Mas de uma coisa tenho certeza: por mais que a internet coloque pessoas frente a frente na tela de um monitor ou que agilize as decisões entre empresas que estão nos opostos do planeta, por mais que envie mensagens bonitinhas como essa do vídeo ou apenas envie palavras de amor ou de conforto, nada, mas nada mesmo, substituirá a presença física dos que nos são caros, o toque de um aperto de mão, um abraço caloroso, um beijo de paixão ou de amizade. O Ser Humano precisa disso para ser Humano. Sem isso e só com a tecnologia e a internet, ele é apenas um "avatar".


Marilda Teixeira



0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!